top of page

Acompanhamento Escolar

O acompanhamento escolar é uma mediação feita por um psicopedagogo que atua como facilitador de estudos, conduzindo o aluno a compreender e apropriar-se dos conteúdos que está aprendendo na escola. O objetivo, mais que melhorar notas em provas, é que esse aluno se sinta integrado ao cenário acadêmico, reelaborando e ressignificando a forma de estudar e aprender.

Não existe maneira correta de estudar. Cada ser humano é único e aprende de um jeito. Porém, como pais e cuidadores, nós muitas vezes queremos ajudar nossos filhos a estudarem “no nosso jeito”, nos esquecendo de que esse pode não ser o jeito dele de aprender melhor. Daí a importância de ter um profissional que acompanhe de perto, investigue e descubra quais os recursos cognitivos que possibilitarão que cada aluno aprenda mais facilmente, colocando-o como protagonista do conhecimento, e assim tornando mais leve essa jornada.

É também parte do acompanhamento escolar organizar a vida acadêmica da criança/adolescente quando este não estiver conseguindo fazê-lo sozinho. Esse auxílio inclui promover melhor uso do tempo, elaborar uma agenda, organizar o conteúdo e alinhar todas as etapas do processo de estudo (ler textos, escrever, estudar para provas etc.), sempre a partir do repertório acadêmico já recebido pelo aluno em sala de aula.

Estudando com criança

“Conhecer não é contemplar passivamente, mas agir sobre coisas e acontecimentos, construindo-os e reconstruindo-se em pensamento.”

 

Jean Piajet

Meu acompanhamento escolar na prática

A partir do leque de conteúdos já recebidos pelo aluno na escola, defino junto à família e o paciente quais aqueles que serão abordados no acompanhamento, e, em cada sessão de aproximadamente 50 minutos (que pode ser online, no meu consultório ou na casa do aluno), nós vamos juntos:

  • identificar e resgatar com o aluno aquilo que ele já sabe e a partir disso mapear as lacunas a serem preenchidas, ou seja, o que falta aprender;

  • revisitar os conteúdos que não foram bem aprendidos e trabalhar de forma mais aprofundada para fixá-los;

  • orientar o processo de fazer lição de casa, com dicas de como utilizar bem o tempo para isso;

  • estudar para provas utilizando como método aqueles que forem mais adequados à maneira como o aluno aprende (mais visual, mais auditivo etc.);

  • se necessário, levar outros materiais de estudo e conteúdos personalizados como recurso e estratégia de apoio (como literatura adicional, vídeos, músicas, jogos, gibis, blocos lógicos, material dourado etc.);

  • organizar a agenda, montando uma grade de estudos para que nos dias e horários fora da sessão o aluno siga com a rotina, priorizando as matérias que forem mais desafiadoras;

  • organizar o local e materiais de estudo (estojo, cadernos, livros etc.), ensinando a importância de manter um ambiente limpo e adequado para que o apren-dizado ocorra de maneira mais eficiente.

Um trabalho em conjunto

Por melhor que seja o acompanhamento escolar durante as sessões, e por mais organizada que esteja a agenda do aluno para os estudos semanais, o trabalho só terá efeito se a família fizer o papel de reforçar, sustentar e validar em casa as estratégias e abordagens sugeridas, para que se tornem um hábito e sejam incorporadas de forma natural e leve à rotina do aluno, tanto escolar quanto familiar.

 

Fazendo isso no dia a dia, a criança ou adolescente criará a rotina de estudar e rever o conteúdo cotidianamente, mesmo sem a obrigatoriedade da lição de casa, e já estará no processo de estudo para prova. Assim, quando esta se aproximar, ele já saberá quais serão os conteúdos a estudar, como também suas dúvidas mais recorrentes e o que deverá enfatizar e aprofundar na última revisão do conteúdo, aliviando o processo de provas para todos.

Reforço x acompanhamento escolar

Diferentemente do reforço oferecido pela escola, o acompanhamento proporciona um atendimento personalizado e individualizado, com foco nas dificuldades e necessidades específicas do aluno, tanto com relação aos conteúdos acadêmicos a serem revisitados quanto no tempo diário/semanal que ele precisa para se dedicar a cada um deles.

 

Há também a grande diferença de respeitar e considerar o estilo e modalidade de aprendizagem do aluno – alguns são mais visuais, outros mais auditivos, outros mais táteis e assim por diante – e a partir disso oferecer métodos mais eficazes, o que no reforço dado na escola não é possível pois o professor precisa padronizar sua estratégia para atender a todo um grupo de alunos.

Benefícios atingidos com um acompanhamento escolar bem executado

  • autonomia (o aluno estuda sozinho, exigindo menos dos pais/cuidadores);

  • vontade de estudar (o aluno entende o estudo como algo leve e prazeroso);

  • melhora na autoestima e autoconfiança (o aluno entende que é capaz de aprender até o que achava que não poderia);

  • bom relacionamento intra e interpessoal (o aluno lida melhor consigo mesmo e com os demais colegas e professores);

  • melhora nas notas (com o conteúdo aprendido de fato, as notas altas são consequência, e não um esforço constante);

  • iniciativa e empreendedorismo (estudar se torna um hábito, e a curiosidade e a vontade de aprender, algo natural);

  • sucesso escolar, pessoal e profissional
    (o aluno está muito mais preparado para desafios e sabe como lidar com eles, o êxito é consequência).

bottom of page